Profissionais convocados vão dar apoio ao SUS

O Ministério da Saúde publicou portaria que determina o cadastro de profissionais de 14 categorias da área de saúde que vão ser submetidos a capacitação, em caráter emergencial, para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) no combate ao novo coronavírus.

Além de médicos, a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (2) convoca: pisicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e até veterinários (veja lista completa abaixo). 

De acordo com o Ministério da Sáude, os profissionais poderão ser requisitados por estados, municípios ou Distrito Federal para atuar na assistência aos usuários do SUS. A portaria, no entanto, não especifica qual o tipo de assistência será prestada. 

Ainda de acordo com a publicação, os profissionais da área de saúde devem obrigatoriamente preencher um cadastro no site do Ministério da Saúde. Ao fim do processo, o inscrito receberá um link para realizar um curso de capacitação à distância, que segue os protocolos oficiais combate ao coronavírus aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coes).

O profissional que não finalizar o cadastro e concluir o curso de capacitação será reportado ao conselho federal de cada categoria. 

Confira as categorias convocadas: 

Serviço social
Biologia
Biomedicina
Educação física
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia
Terapia ocupacional
Fonoaudiologia
Medicina
Medicina veterinária
Nutrição
Odontologia
Psicologia
Técnicos em radiologia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui