Márcio Alaor de Araújo
Márcio Alaor de Araújo

Um ambiente de trabalho positivo reflete em ótimos resultados para seus negócios. O empresário Márcio Alaor de Araujo aponta que funcionários satisfeitos se sentem mais realizados e desse modo, produzem mais e em maior qualidade. Vamos ver mais informações sobre isso e saber como inovar na área de gestão de pessoas.

Apesar de cada funcionário ter o seu ponto de vista pessoal acerca da empresa, a soma dessas opiniões vai determinar se trata-se de um ambiente que no geral é positivo ou negativo. É comprovado que quanto melhor for o clima organizacional, melhor será o desempenho desses colaboradores.

Márcio Alaor de Araujo afirma que alguns pontos que refletem no ambiente de trabalho são a autonomia para tomar decisões, benefícios e salário, plano de carreira e oportunidades de desenvolvimento, segurança no trabalho, reconhecimento, liberdade para dar sugestões e ideias e a relação de confiança entre a equipe. E como melhorar o ambiente de trabalho?

Escuta ativa

Trata-se de uma técnica comunicativa que parte da premissa de escutar de maneira atenta e plena o que a outra pessoa tem a dizer, mostrando que se importa e propondo soluções, não apenas ouvir passivamente. Desse modo, você valoriza a opinião do outro e o encoraja a se expressar.

Comunicação eficiente

 Por meio de uma comunicação assertiva é possível que todos os colaboradores estejam alinhados a fim de alcançar os objetivos da empresa, contribuir para que o trabalho seja fluido e além disso possibilitar a criação de vínculos. Márcio Alaor de Araujo aconselha que todas as empresas precisam investir em uma comunicação assertiva.

Desenvolvimento de projetos

Um bom líder conhece os seus funcionários e sabe suas necessidades, habilidades e o perfil de cada um, aponta Márcio Alaor de Araujo. Desse modo, é possível engajar essas pessoas em projetos que realmente tenham afinidade com seus interesses e competências. Esse profissional vai com certeza contribuir com soluções inovadoras para o ambiente de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui