Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros
Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros

Misturar as contas pessoais com as do negócio pode ocasionar sérios riscos à saúde financeira da empresa. O empreendedor jurídico, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, esclarece que, infelizmente, muitos empreendedores percebem o erro quando a mistura de finanças já ocasionou problemas dimensionais para a empresa, estando prestes a quebrar.

Muitos empreendedores de micro e pequenas empresas acabam cometendo esse erro para facilitarem a administração dos negócios. Contudo, para evitar prejuízos para o negócio, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros fornece algumas dicas fundamentais para separar as finanças pessoais dos negócios.

Tenha organização

A primeira etapa, segundo Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, para qualquer situação financeira é a organização. Nesse caso, não seria distinto, é preciso que o empreendedor entenda que é o momento de colocar a mão na massa e organizar as finanças da empresa e pessoais de modo que haja uma separação. Isso pode não ser uma tarefa tão simples e cômoda como deixá-las misturadas, mas o resultado é a estabilidade dos negócios. 

Evite pagamento de contas pessoais com dinheiro da empresa

Algo um tanto quanto óbvio, porém, nem sempre executado é a separação das contas pessoais com as da empresa. Não pague contas próprias com o dinheiro do caixa, isso acarreta em uma desorganização financeira e instabilidade dos lucros. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros ressalta ainda que o dinheiro do caixa é exclusivo da empresa e deve ser utilizado para pagamentos de despesas desta, bem como para investimentos no negócio. 

Otimize o controle financeiro

O controle financeiro é uma atividade que demanda tempo do empreendedor, por isso, muitas vezes, a vontade de administrar as finanças de maneira conjunta para otimizar o tempo é cometida. Contudo, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que o controle financeiro da empresa deve ser feito individualmente, para isso, o empreendedor pode contar com um profissional pŕoprio, como um contador, ou com aplicativos de contabilidade que auxiliam na otimização desse processo e ajudam a manter o controle das finanças. 

Separe as finanças

Entender a necessidade de separar a conta-corrente pessoal da empresarial é o próximo passo definido por Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros. O investimento em uma conta separada da pessoal significa manutenção da organização, controle e saúde financeira da empresa. 

Tenha reservas para ambas

A vida econômica tanto do negócio quanto da pessoa pode passar por períodos de instabilidade. Sendo assim, a última dica do empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros é a de ter reservas financeiras para ambos os casos, procure sempre poupar dinheiro para emergências ou situações de aperto, com intuito de não ter prejuízos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui