A Bayerische Motoren Werke AG, mais conhecida por sua sigla BMW, é uma das maiores marcas de carros do mundo, salienta Fernando Siqueira Carvalho. É uma empresa alemã, possui sua sede em Munique e tem como sinônimos da companhia qualidade e excelência.

A data oficial de fundação da marca data do dia 7 de março de 1916. Contudo, não fabricava nessa época veículos automotivos, e sim motores para aviões. A marca possuía outro nome, era intitulado Bayerische Flugzeugwerke que significa “Fábrica Bávara de Aviões”. É importante ressaltar o contexto da Primeira Guerra Mundial, evidencia-se a importância da produção da marca.

Como dito acima, a marca tinha como carro chefe a produção de motores para aviões, porém após o Tratado de Versalhes, tratado das potências europeias em que selava a paz e encerrava a Primeira Guerra Mundial, no qual a Alemanha levou todo o ônus da Guerra. De acordo com esse tratado, a empresa teria que parar a produção de motores para aviões, uma vez que estes eram destinados aos conflitos bélicos, dessa forma, a produção da empresa mudou de rumo, passando a fabricar outros equipamentos, como motos, posteriormente e finalmente, veículos, relata Fernando Siqueira Carvalho.

A marca já foi proprietária da Land Rover, porém atualmente é dona das marcas inglesas Mini e Rolls-Royce Motor Cars. Movimenta um mercado automobilístico de milhões de dólares todos os anos e é responsável por empregar milhares de pessoas ao redor do mundo. A companhia possui ao todo 30 fábricas espalhadas em 14 países.

Vale ressaltar que durante a Segunda Guerra Mundial a BMW também teve participação na produção de equipamentos para o exército alemão, como motores de aviões e motocicletas. Havia a movimentação de todo o país em função da guerra. A história da marca não narra apenas o início da companhia, mas sim a história do mundo, avulta Fernando Siqueira Carvalho, apaixonado por carros e por história.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui