Marco Antonio Carbonari, dono da vinícola Villa Santa Maria, diz que para construir uma vinícola, é necessário ter muito conhecimento na área. Você precisa se tornar ou contratar um enólogo para orientar o processo de produção do vinho. Além disso, é necessário fazer preparativos financeiros, já que inclui compra de equipamentos, pequenas plantações de uva e abertura da plantação.

Embora pareça óbvio, muitas pessoas pensam que as vinícolas são apenas plantações de uvas, mas não é o caso. Além da plantação, a vinícola também é responsável pela produção e comercialização completa do vinho. Portanto, além de se preocupar com o clima e o solo adequados, devem ser considerados os equipamentos utilizados para a produção do vinho e a forma de divulgação, comercialização e distribuição do produto.

Para construir tal negócio, você precisa se especializar neste campo. Portanto, Marco Antonio Carbonari explica que se você deseja se destacar e iniciar seu negócio com sucesso, você precisa ser um especialista em vinhos, caso contrário não terá como seguir em frente. Se você não tem conhecimento suficiente para realizar todo o processo produtivo, pode se tornar um enólogo responsável pela produção de vinho ou pode contratar um.

Um fato importante que você precisa saber é que os brasileiros consomem 400 milhões de litros de vinho por ano, o que significa 2 litros de vinho per capita. Nos restantes países, este número é muito superior, atingindo 50 em Portugal e 62 na Itália. Isso acontece no Brasil porque o consumo de outras bebidas é bem maior, como 50 litros de cerveja por residente.

Porém, até 2030 o esperado é que o consumo do vinho suba para 3,5 per capita. O público que mais consome vinho no Brasil está entre 18 e 34 anos. E apesar do Brasil não ser o país com o melhor clima para a produção de vinho, Marco Antonio Carbonari diz que ainda sim essa é uma excelente área para atuar, pois o mercado é favorável e está crescendo cada vez mais, tendo até vinhos de produção nacional que já foram premiados. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui