Você deseja saber como controlar da maneira correta o fluxo de caixa de sua empresa? Acompanhe o artigo que conta com a expertise de Márcio Alaor de Araújo, especialista em finanças, executivo e apaixonado por comunicação. Leia o texto e saiba a importância do fluxo de caixa e como organizá-lo em sua companhia.

Em relação a esse tema, Márcio Alaor de Araújo dispara: “Parece absurdo, porém, às vezes, negócios prósperos acabam falindo devido à falta de um fluxo de caixa bem organizado. Afinal, o próprio nome já é autoexplicativo: trata-se de observar as entradas e saídas de recursos do seu empreendimento.”

Desse modo, sabendo que o fluxo de caixa é um dos maiores problemas em uma companhia em razão da falta de organização, podendo levar até a falência de um negócio, é imprescindível que haja bom planejamento e organização do fluxo de entradas e saídas.

O empresário Márcio Alaor de Araújo explica que o fluxo de caixa é, basicamente, as entradas e saídas dentro de um determinado período de tempo. “Quem não controla o que entra e o que sai do seu negócio não saberá em que áreas precisa cortar gastos, tampouco em quais delas é necessário ampliar os ganhos”, ressalta Márcio Alaor de Araújo.

Além disso, o empresário Márcio Alaor de Araújo, em relação às pessoas que não possuem uma boa gestão no fluxo de caixa, dispara: “Meu ponto é: se não consegue nem responder a um curioso, imagine ter acesso a essa informação com o intuito de tomar alguma decisão importante.”

Desse modo, o empresário Márcio Alaor de Araújo indica ter uma periodicidade para analisar e avaliar o fluxo de caixa, bem como manter o planejamento desse item em consonância e atualizado, pois, desse modo, é possível alinhar metas e traçar objetivos claros. Além disso, é preciso ficar atento ao saldo positivo ou negativo do fluxo de caixa, isto é, se as receitas cobrem as despesas, ou ao contrário, a saída de caixa é maior que o caixa recebido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui