Valdir Piran
Valdir Piran

Como a taxa básica de juros sempre delimita os ativos do mercado financeiro, se atentar a ela anualmente é fundamental. Com o encerramento de 2021, o empresário Valdir Piran aponta suas expectativas para a taxa de juros do próximo ano. Afinal, ela terá impacto direto na renda fixa, elevação de custos de capital, aumento de rendimentos dos títulos, entre outros.

O Investidor imobiliário, Valdir Piran, esclarece que não há como saber exatamente qual taxa será a de 2022, isso ocorre porque a Taxa Selic – que define a faixa básica da economia brasileira – é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária que analisa todo o cenário econômico do país para levantamento da taxa. Isso significa que, para o próximo ano, serão levantados aspectos de 2021 que definirão os caminhos da taxa, tais como: a inflação, taxa de câmbio do Real para o Dólar norte-americano e o nível de atividade econômica medido pelo PIB. 

Desse modo, a Taxa de Juros para o próximo ano, esclarece o empresário Valdir Piran, será melhor definida de acordo com os fechamentos do ano de 2021 nos cenários relatados anteriormente, quando ocorrer a divulgação das variáveis econômicas, essas podem alterar diretamente na Selic que está se aproximando. 

Apesar da projeção elevada para a Taxa Selic 2022, existem fatores que podem favorecer a sua diminuição, reduzindo assim, os níveis de juros do ano seguinte. O acionista de empresas do setor financeiro, Valdir Piran, complementa que, os principais fatores que possibilitam a redução das taxas estão ligados ao controle da inflação, aumento da arrecadação federal pelas atividades econômicas, queda do câmbio entre Real e Dólar, redução de gastos, entre outros. 

Com isso, do ponto de vista do empresário, podemos esperar tanto um aumento da Taxa Selic quanto sua queda. Valdir Piran explica que, por mais que possamos iniciar o ano com uma taxa de juros alta, não há impedimentos para que os números se modifiquem e reduzam ao longo do ano. Afinal, a taxa é medida constantemente, ocorrendo oscilações de acordo com o caminhar econômico do Brasil. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui