Valdir Agostinho Piran
Valdir Agostinho Piran

Quando realiza-se um empréstimo ou investimento, o termo Juros é irrevogável, e com seus diversos tipos, surgem também as formas de taxas que podem ser cobradas. Para sanar dúvidas sobre o assunto e ajudá-lo no momento de escolha, o Investidor Imobiliário Valdir Agostinho Piran explica o que são as taxas variáveis e fixas dos juros e por qual delas deve-se optar.

A princípio, definir as taxas de juros facilita no entendimento dos tipos (variáveis e fixas). O Presidente do grupo piran, empresa de participações em empreendimentos do ramo imobiliário, Valdir Agostinho Piran aclara que essas taxas devem ser entendidas como uma remuneração paga a quem disponibiliza ou faz investimentos, de modo que seus valores estão relacionados, em percentual, com a quantidade de dinheiro e o período de tempo dessa ação. 

As taxas variáveis são aquelas que variam durante a vida útil do empréstimo ou investimento. Valdir Agostinho Piran comenta que não é possível saber ao certo os rumos que os juros contabilizados por taxas variáveis irão tomar, ela depende necessariamente dos fundos de ações que as envolvem, resultando do faturamento e andamento do mercado financeiro. Por isso, deve-se ter em mente que optar por elas é arriscar ter bons ou ruins resultados.

Já as taxas fixas são estabelecidas no momento do investimento ou empréstimo, o percentual estabelecido pelos juros com taxas fixas, elucida Valdir Agostinho Piran, são mantidos durante todo o período contratual , independente das mudanças econômicas do mercado. Portanto, optar por elas é permitir ter um planejamento e consciência dos juros que serão colocados. 

De acordo com a visão do empresário, optar pelas taxas variáveis ou fixas está muito ligado ao  seu perfil e o que espera dos resultados. Valdir Agostinho Piran explica que, para aqueles que preferem optar por situações de segurança em que se tem um planejamento delimitado, a melhor opção são as taxas fixas. Contudo, as variáveis, dependendo das do mercado, podem trazer resultados de lucro maior, porém, com o risco também desses valores nem sempre serem positivos, considerando as altas e baixas do mercado financeiro. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui