Dos diretores mais famosos do mundo, Pedro Almodóvar é referência quando o assunto é cinema de qualidade. Para o entusiasta Marcelo Madureira Montroni, o que Almodóvar faz é dar glamour a fatos do cotidiano para o cinema, transitando na medida certa entre o bom gosto e o cafona. Quer conhecer mais sobre os filmes do maior diretor espanhol dos últimos anos? Continue lendo:
Pedro Almodóvar e o cinema
Vindo pobre, sem recursos para estudar cinema, Almodóvar começou sua carreira como funcionário de uma empresa telefônica, passando por desenhista e até cantor de uma banda de rock. Entretanto, seu amor pelo cinema vem desde a infância, cresceu vendo filmes que eram exibidos no cinema local.
Hoje, Pedro Almodóvar foi o primeiro diretor espanhol a ser indicado ao Oscar, além de ser um dos mais premiados da história do cinema mundial, levando dois Globo de Ouro e quatro BAFTA. Segundo Marcelo Madureira Montroni, os filmes de Pedro são fáceis de ser reconhecidos já que ao longo de 30 anos, o diretor criou um estilo único e inimitável com cores, temas e até na repetição de elenco.
Conheça os 3 filmes mais conhecidos de Pedro Almodóvar
Agora que o leitor já conhece um pouco sobre a história do renomado diretor espanhol, veja uma lista com os três mais conhecidos filmes feitos por ele:
1 – Tudo sobre a minha mãe (1999)
Responsável pelo primeiro Oscar de Almodóvar, o filme de 1999 é a história de um jovem que sonha em ser escritor e que no dia de seu aniversário, após assistir uma peça, algo trágico acontece que mudará para sempre a sua vida de seus pais. O filme retrata de forma precisa a jornada de Manuela, uma mãe que vive o luto e que precisa encontrar o pai de seu filho para dar a notícia da perda.
Para o entusiasta Marcelo Madureira Montroni, este é um dos filmes favoritos de todos os fãs de Almodóvar por dar voz a temas considerados controversos e polêmicos não só para a época de estreia, mas que são até hoje.
2 – Abraços Partidos (2009)
O filme Abraços Partidos foi o responsável por consagrar Penélope Cruz como a musa de Pedro. O filme de 2009 conta a história de Mateo Blanco, um renomado diretor de cinema que perde a visão após um trágico acidente de carro. Aqui, o filme faz um paralelo entre uma história de amor impossível e os bastidores de uma produção cinematográfica. Para Marcelo Madureira Montroni, este é um ótimo filme para quem gosta de histórias de reencontros.
3 – Volver (2006)
Também protagonizado por Penélope Cruz, Volver conta a história de Raimunda, uma jovem mulher atraente, casada com um alcoólatra e mãe de uma adolescente que se vê obrigada a se virar para sustentar a casa. Após um dia cansativo de trabalho, Raimunda encontra o marido morto com uma faca cravada no peito e daí a história se desenrola com tons cômicos. Para o entusiasta do cinema Marcelo Madureira Montroni, este filme é uma das provas da genialidade de Pedro Almodóvar, isso porque, é aqui que ele consegue usar elementos cômicos em assuntos delicados.