Existem tantas datas importantes que às vezes fica até difícil se lembrar de algumas. Porém, para os empresários Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, neste caso, algumas celebrações muito importantes valem a pena serem lembradas, como é o exemplo do Dia de Doar. Mas você sabia que existe um dia exclusivo para isso?
Ainda que pareça estranho, esse dia é muito importante para alguns brasileiros, e com certeza deve ser importante para nós também. Se você quer saber mais sobre essa data e esse movimento, e também sobre a importância de uma boa contribuição, continue a leitura para não perder nenhum detalhe essencial.
Doações no Brasil
Antes de começar, vamos falar um pouco sobre a questão da doação no nosso país. Conforme comenta a filantropa Ana Lúcia Lopes Paneguini, ainda que os atos filantrópicos sejam praticados por aqui, é com baixa frequência e por uma minoria de pessoas, e o principal motivo dessa situação é por causa da falta de incentivo e de conhecimento sobre esse tipo de assunto.
Ainda assim, as pessoas que se preocupam com a necessidade dos outros continuam firmes em seus progressos, e inclusive criaram um dia específico para a questão filantrópica — ou o Dia da Filantropia —, que é comemorado no dia 20 de outubro. Porém, dessa vez, vamos falar de uma data mais próxima e tão importante quanto, que é o Dia de Doar.
Dia de Doar
O Dia de Doar, para quem ainda não conhece, é uma espécie de movimento realizado aqui no Brasil, e colocado em prática no dia 29 de novembro. Conforme comenta o filantropo Wemerson Paneguini, o intuito dessa data é fazer uma mobilização de cidadãos brasileiros, de forma que eles consigam juntar boas quantidades de doações. Além disso, essa ação pode ser realizada em qualquer lugar e por qualquer indivíduo.
De que forma você consegue ajudar
Você pode começar doando o que estiver em suas condições, mas normalmente elas são aceitas através de alimentos, roupas, brinquedos, e até mesmo dinheiro — em algumas instituições de caridade. Independente da sua forma de auxílio, o importante é ajudar. Você inclusive pode ser voluntário em algumas instituições filantrópicas, e levar as doações para cada um.
De qualquer maneira, esse movimento surgiu em um bom momento, pois como comentam os empresários e filantropos Ana Lúcia Lopes Paneguini e Wemerson Paneguini, após uma grande dificuldade enfrentada nos últimos dois anos, com a questão da pandemia, muitas pessoas acabaram passando por necessidades, e atualmente, não há nada melhor do que ajudar o próximo de acordo com a condição individual, não é mesmo?