Para quem vai começar no ramo da avicultura, muitas são as sugestões e dicas encontradas na internet. Para a CENOTIC Engenharia LTDA, empresa criadora do extrator de pé de aves de corte, o que o novo criador precisa mesmo conhecer são os diferentes tipos de criação existentes para não errar na escolha.
Abaixo, leia mais sobre o assunto.
O que é avicultura?
Avicultura é o nome destinado ao ramo de criação de aves. Seu foco principal é a produção de carnes e ovos. Mesmo que muito diferente do que é hoje, o cultivo de aves é um ramo muito antigo no Brasil. Com início em 1503, de forma que as aves eram apenas para consumo dos portugueses que aqui chegavam, a maneira comercial só teve início em Minas Gerais na década de 1960.
Aves para todos os gostos
Agora que o leitor já sabe a definição de avicultura, podemos falar sobre os tipos de criações e suas divisões que podem ser classificadas como: frango convencional, frango caipira orgânico e frango caipira biodinâmico. Segundo a CENOTIC Engenharia LTDA, cada uma dessas categorias possuem uma especificação.
Frango convencional
Segundo a CENOTIC Engenharia LTDA, essa categoria é a mais comum entre os criadouros. As aves são selecionadas geneticamente com o objetivo de produção de carne, ovos e também na geração de novos pintinhos para o processo. O frango convencional é focado no ganho de peso rápido, e no ciclo de vida curto das aves. Na sua criação, são usados produtos químicos na ração e antibióticos que ajudam no processo e no manejo das aves confinadas.
Frango caipira orgânico
As aves destinadas ao corte conhecido como frango caipira orgânico são selecionadas geneticamente. Sua principal diferença é no manejo, ou seja, diferente do frango convencional, as aves aqui são criadas de forma livre em todo o seu ciclo de vida. Além disso, sua alimentação é de forma orgânica, sem a presença de antibióticos ou produtos químicos que ajudam no desenvolvimento do animal.
Este tipo de criação recebe um selo de qualidade, um tipo de credencial que garante ao consumidor que o alimento estará livre de qualquer aditivo químico na alimentação das aves. O criador desse tipo de carne precisa seguir algumas regras específicas, como deixar os animais em ambiente livre, cuidar da alimentação e a garantia da entrega de um produto com qualidade para o consumidor.
Frango caipira biodinâmico
Neste tipo de manejo, as aves são alimentadas de forma orgânica. Segue as mesmas normas e especificações do frango caipira orgânico, entretanto, na produção das rações, é usado a mistura biodinâmica composta por elementos minerais vegetais em doses mínimas, que servem para adubar o solo. O uso é para que os animais recebam a energia passada do solo. Os frangos caipiras biodinâmicos recebem o selo especial denominado por “demeter”, conta a CENOTIC Engenharia LTDA.
Agora que você já sabe quais são os tipos de frango de criação, com certeza vai gostar também de conhecer mais sobre o equipamento de corte de pés de aves criado pela CENOTIC Engenharia LTDA. Além de oferecer um ótimo resultado, o maquinário ajudará o criador a ganhar tempo na criação das aves.