Está com dúvidas se deve escolher pilates ou yoga? Para a amante de esportes Deise Zuqui, antes de começar qualquer tipo de atividade física é interessante pesquisar sobre, e entender se ela é ideal para a sua necessidade. Nesse sentido, se você deseja saber mais sobre essas duas práticas, continue a leitura deste artigo até o final!
Pilates ou yoga… qual a melhor opção? Se você está perdido sobre qual dessas duas atividades praticar, saiba que ambas são destinadas para necessidades específicas. Apesar de serem semelhantes, os exercícios, instrumentos e efeitos se diferem uns dos outros. Por isso, confira alguns pontos a seguir.
Pilates
Criado pelo médico Joseph Pilates, o pilates surgiu com o propósito de ajudar as pessoas feridas durante a Segunda Guerra Mundial. Desse modo, os movimentos serviam para auxiliar na melhora da respiração, flexibilidade, postura e força. A entusiasta dos esportes, Deise Zuqui, comenta que essa atividade também é benéfica para a postura.
O pilates irá trabalhar cada parte do corpo junto com a respiração, dessa maneira, além dos benefícios citados acima, outros como a diminuição do estresse e da ansiedade, o aumento do condicionamento físico e tonificação dos músculos, também entram na lista dos resultados que ele traz. Interessante, não?!
Yoga
Mas e o yoga? Apesar de também trabalhar e exercitar as partes do corpo, essa atividade irá envolver o lado mental e emocional. Dessa forma, serão agrupados junto aos exercícios, a meditação e respiração, a fim de acalmar o aluno e trazer uma sensação de tranquilidade. A ilustre, Deise Zuqui, explica que no sentido físico, essa prática contribui para o fortalecimento e flexibilidade.
Vale ressaltar que o yoga surgiu a muito tempo atrás, por meio de técnicas indianas que tinham como propósito trazer equilíbrio para o corpo e a mente. Por isso, ele será de grande ajuda para aumentar o relaxamento, concentração e energia, além de aliviar dores musculares.
Qual escolher?
Agora que você entendeu sobre esses dois tipos de exercícios, resta a questão: qual dos dois escolher? Não existe uma opção mais certa do que a outra, por isso, é importante colocar na balança se deseja trabalhar apenas com a parte física, ou se quer envolver o lado emocional. Para a renomada Deise Zuqui, ambas trarão grandes contribuições para os seus praticantes.