Degustar vinhos não é algo exclusivo de pessoas que entendem do assunto, e hoje, Marco Antonio Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria no Bairro do Baú – São Bento do Sapucaí (SP), explica um pouco de como praticar a degustação, e entender como avaliar a bebida.
Marco Antonio Carbonari explica que a análise acontece em três etapas: a análise visual, olfativa e gustativa.
Para facilitar, Carbonari explicará cada etapa individualmente a seguir:
- ANÁLISE VISUAL
É imprescindível que o vinho seja servido em uma taça transparente para que nenhuma cor interfira na avaliação, explica Marco Antonio Carbonari, em seguida terá de ser feita a inclinação e a giratória, ambas tem a finalidade de visualizar a tonalidade e o aroma, então é necessário que a taça não esteja cheia, geralmente sendo o ideal ⅓ de vinho.
Também é importante que esteja em um local que dispõe de luz branca, pois caso contrário isso irá interferir no resultado final.
- ANÁLISE OLFATIVA
A análise olfativa é o momento de reparar se o aroma se altera antes e depois do giro na taça. Notando se o cheiro frutado está presente de acordo com a região na qual o vinho foi produzido.
Nessa etapa, é necessário ter a percepção dos aromas de cada fruta prévia e individualmente para que possam ser perceptíveis no momento que estiver realizando a avaliação.
- ANÁLISE GUSTATIVA
É esse o momento de avaliar: a acidez, o corpo, dulçor, amargor e o álcool, sendo a acidez um dos pontos mais importantes, já que é o que faz a bebida se tornar agradável.
O corpo diz respeito se o líquido tem uma densidade leve ou pesada.
A bebida não deve estar nem muito quente e nem muito gelada já que pode complicar o aroma e o sabor.
Marco Antonio Carbonari insiste que você agende sua visita no Whatsapp e agende uma degustação dos vinhos disponíveis na Villa Santa Maria.
E pontua que com a prática se leva a perfeição!
WhatsApp (12) 9 9746-6298.